sexta-feira, 4 de março de 2016

CPI CONSTATA: Batalhões da PM ainda usam papel para controlar saída de armas



Após uma vistoria no Sistema Informatizado de Material Bélico (SistMatBel) da Polícia Militar, a CPI das Armas da Alerj concluiu que o Rio de Janeiro está muito atrasado em relação a outros estados. Os integrantes da CPI se reuniram com comandantes de batalhões do Rio, no Quartel General da PM, e sugeriram que o sistema de fiscalização de armas adote medidas de outros estados.
O presidente da CPI das Armas, deputado Carlos Mine, afirmou que o Rio ainda está no século passado, já que a maioria dos batalhões utilizam registros manuscritos para controlar a entrada e saída de armamentos das corporações. Ele disse que irá se reunir com os integrantes da secretaria de Segurança Pública do estado para apresentar soluções.
"A gente tem que pegar o que está acontecendo de melhor em outros estados porque o Rio em matéria de controle está muito atrasado. O grande passo que a gente deu foi ter saído do século XIX para o século XX. É um avanço, mas ainda não chegamos no século XXI. A CPI vai chamar o secretário de segurança, comando da PM, comando da Civil e dizer 'Meus amigos, isso funciona bem lá, vamos botar aqui'. Não é razoável que em 10 anos, duas mil armas desapareceram em delegacias e foram parar na mão da bandidagem", disse.
O SistMatBel - ferramenta de monitoramento de entrada e saída de armamentos e munições - era pra ter sido implantado há 10 anos, de acordo com Mine. O deputado afirmou que, segundo a Polícia Militar, o serviço não está sendo utilizado em todo o estado do Rio porque faltam recursos para a implantação.
"Eu dei exemplos de cinco estados que a gente pode botar aqui para ter menos roubo, menos impunidade e menos armas e munição que sai de quartéis e vai terminar na mão da bandidagem. Eles disseram que estão estudando, que há projetos, mas não dizem quais são. Houve um avanço porque agora começar a funcionar o SistMatBel, mas ainda é usado o livro escrito a mão. O sistema ainda está engatinhando e eles próprios admitem isso. Eles dizem que faltam recursos para a próxima etapa", afirmou.

Um comentário:

Anônimo disse...

precisa de cpi? no nosso tempo nunca sumiu nada! era no livro, entrada e saida !