terça-feira, 17 de setembro de 2013

UPPs terão delegacias próprias. Beltrame disse que as delegacias terão policiais recém-formados "sem vícios de guerra e da corrupção"



O secretário de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou neste domingo (15) que serão criadas quatro delegacias da Polícia Civil em favelas que possuem UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) ou que estão próximas da ocupação. São elas Rocinha, na zona sul, e os complexos de Manguinhos, do Alemão e da Maré, esta última ainda sem data definida para receber uma UPP.
Em entrevista ao jornal "O Globo", Beltrame disse que as delegacias terão policiais recém-formados "sem vícios de guerra e da corrupção". A declaração repercutiu mal entre os policiais civis na ativa, que se sentiram preteridos e ofendidos, na versão do presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis do Rio), Fernando Bandeira. O  representante da categoria afirmou nesta segunda-feira (15) que a opinião do secretário é "ofensiva".
"É ofensivo, como se todos nós fossemos bandidos e da guerra. Têm bandidos também, assim como na PM, mas não são todos", disse.
De acordo com Beltrame, serão designadas equipes com policiais recém-formados, em especial mulheres. As áreas foram escolhidas após um estudo que considerou a quantidade de moradores e o número de ocorrências feitas nos distritos. As delegacias devem começar a ser implantadas em dezembro, quando se formarão 150 delegados e 1.200 policiais que passaram no último concurso. O número de policiais que atuarão nas novas unidades ainda não foi definido.
Bandeira afirmou que a implantação de delegacias em áreas com UPPs é uma reivindicação da entidade desde o início do processo de ocupação de comunidades. Ele elogiou a iniciativa da presença da Polícia Civil nessas favelas, porém, com a presença também de policiais experientes.
"A presença da Polícia Civil nessas comunidades vai trazer benefícios e até impedir que a PM faça 'extravagâncias'. Mas não gostamos do que ele disse sobre colocar somente recém-formados para evitar vícios. A presença dos mais antigos é necessária por causa da experiência. Temos de lembrar que os mais novos também cometem erros", afirmou.
A presença da instituição nas comunidades é uma tentativa de evitar excessos da PM, explicou Beltrame. O secretário de Segurança Pública chegou a citar o caso do pedreiro Amarildo de Souza, 43, desaparecido há dois meses na Rocinha após ser abordado por policiais militares da UPP local.
"Contudo, não é garantia de que não haverá casos como o de Amarildo. A gente quer que isso não aconteça. A gente quer que as pessoas que vivem nessas áreas se sintam valorizadas pelo estado e pelas forças de segurança. Claro que a existência de uma delegacia vai evitar que um suspeito seja levado para uma UPP. Isso não vai acontecer", disse.
Bandeira informou que o sindicato pediu uma reunião com Beltrame para que os questionamentos da categoria sejam ouvidos. A assessoria de imprensa da secretaria informou que a solicitação chegou na tarde desta segunda e foi encaminhada ao gabinete do secretário.

5 comentários:

Anônimo disse...

DEVERIAMOS TER UM SECRETARIO DE SEGURANÇA PUBLICA SEM VICIOS POLITICOS, SERIA UMA BOA NÉ? POLICIAS SEM VIACIOS E SECRETARIOS DE SEGURANÇA PUBLICA SEM VICIOS!!

Anônimo disse...

Esse tal fernando bandeira,como sempre,menciona erros da PM como se na civil,fosse exemplo de transparencia,ora,nao precisamos desse senhor falando que a civil evita extravagancias da PM.Basta que eles saiam mais das DP,ajudando no PTR,POIS ATE NAS MANISFESTAÇÕES ELES NAO SABIAM NEM PROTEJER AS PORTAS DE SUAS DELEGACIAS.

Anônimo disse...

Essa aberração de ter 2 polícias estaduais (PM-PC) é coisa de país de bosta do 3º mundo...aí ficam delegados e coroneis de picuinha de marikas...tbm não querem perder suas mordomias...sistema policial falido. Cada UF com uma Força Policial Unificada, interligas dentro da federação,salário dígno,sem militarismo idiota etc...mas, eles não querem que as coisas funcionem, aí fica essa bosta. País atrasado em todos os sentidos.

Anônimo disse...

Onde tem política a sacanagem impera.Um sistema policial legítimo e moderno se faz urgente, como foi dito acima pelo amigo,esse negócio de ter pm e pc nunca funcionou,fica um querendo ferrar o outro, cobra com 2 cabeças. mas coroneis e delegados pensam que são donos das instituições,pensam que estão no quintal de casa.

Anônimo disse...

Vivevemos numa merda de pais de 3º mundo, por isso temos duas policias,por isso temos policia militar, é tudo um atraso só.