terça-feira, 17 de setembro de 2013

Nota de Repúdio às declarações do Secretário José Mariano Beltrame

SINDELPOL-RJ
16 de Set de 2013

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Rio de Janeiro – SINDELPOL/RJ – vem a público manifestar, com veemência, o seu REPÚDIO às declarações do Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, veiculadas no Jornal O Globo do dia 15 deste mês, domingo, pelas quais maculou-se a honra de diversas categorias de Agentes Públicos, afirmando serem todos “ou corruptos, ou desequilibrados e truculentos (em estado de guerra)”.
Cabe a priori salientar que o SINDELPOL-RJ sempre entendeu como necessária a presença da Polícia Civil, primeira garantidora dos Direitos Fundamentais do cidadão, nas comunidades pacificadas, aperfeiçoando o controle sobre os atos praticados por todos os agentes da Autoridade Policial, inobstante pertencentes ou não aos quadros da Polícia Judiciária.
Analisando a infeliz colocação do Secretário de Segurança Pública, observamos que este buscou depreciar, de forma genérica, toda a Polícia Civil do Rio de Janeiro, externando visões preconceituosas e desmotivantes para todos os integrantes da instituição.
Em que pese não se tratar a corrupção, que veementemente repudiamos, de algo arraigado na Polícia Civil, podendo mostrar-se muito mais presente em outras instituições ou até secretarias, deve-se a priori recordar que tal Secretário de Segurança permanece em seu cargo há seis anos. Se realmente confia em seu discurso preconceituoso, imperioso se torna que apresente as ações (e resultados) de sua iniciativa para o combate a tal mazela.
Não apresentando o Secretário de Segurança as medidas concretas e resultados de sua gestão no combate a tais mazelas que só agora, no apagar das luzes de sua gestão, pretende apresentar à sociedade, suspeitas tornam-se possíveis ambições políticas como pano de fundo para sua verborragia. Ambições que passam pelo culto à própria imagem e pela vaidade, fazendo com que se busque os bônus do trabalho de terceiros, terceirizando-se os ônus de sua execução.
Curioso que um Secretário de Segurança que, ao longo de manifestos sociais, mostrava-se silencioso e discreto, apenas observando a Polícia Militar, a ele subordinada, ser criticada publicamente, dê agora e mais uma vez lugar a um eloqüente servidor ávido por alimentar o marketing pessoal de “salvador da pátria” desqualificando gratuitamente as Polícias a ele subordinadas, com o fito de fazer crer à população ser ele o único agente qualificado e honesto de todas as corporações policiais do Estado.
Acontece que tais atitudes não condizem com aquelas esperadas de um gestor minimamente qualificado. Caso o Secretário dispusesse de indícios de corrupção ou truculência, deveria haver agido. Se de nada dispunha, deveria ao menos haver contido sua vaidade e ambição, aproveitando a oportunidade de permanecer calado.
Sabemos que o bom gestor é aquele que diz: “- Vamos!” em vez de “- Vá!”, aquele que aproxima-se de suas equipes e as motiva com bons exemplos e atitudes. No caso concreto vislumbramos um “gestor” que responde a ações de improbidade administrativa e ainda assim calunia e/ou difama gratuita e genericamente os integrantes dos quadros da Segurança Pública do Rio de Janeiro. Quem será o próximo culpado a ser apontado por tal brilhante gestor se mais alguma lacuna de sua gestão vier a tornar-se pública?
Por todo o exposto, o SINDELPOL/RJ repudia, com veemência, o despreparo como gestor retratado nas declarações do Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, que maculou a honra de todos os Policiais Civis do Rio de Janeiro. Aproveitamos o ensejo para externar ao Secretário de Segurança, Autoridade Pública de hierarquia superior, nossa expectativa de que, enquanto mantiver-se no cargo, empenhe-se em encontrar mecanismos para a exclusão dos maus policiais, atitude pela qual estimulam-se e valorizam-se os bons policiais, bem como que igual empenho adote no seio de sua Secretaria.
SINDELPOL-RJ

7 comentários:

robert luiz disse...

Ele também é corrupto, mas as policias do rio são exemplo de violência, corrupção, desvios e milícias, não vejo onde oque ele disse possa ser mentira!

A policia só é boa com os ricos!

Anônimo disse...

VOCÊ JÁ OLHOU PRO SEU TRASEIRO?

PRAÇA INDIGNADO disse...

ROBERTO LUIZ,VC TAMBÉM FAZ PARTE DESSA CORRUPÇÃO,POIS QUANDO ESTÁ PRATICANDO ALGO DE ERRADO,PEDE AO POLICIAL PARA LIBERAR,ESTOU ERRADO???OU VC PREFERE PAGAR PELO ERRO???

Anônimo disse...

Bom, o Brasil é um país atrasado em todos os aspéctos...essa idiotice de ter 2 polícias (PM-PC)nas UFs é coisa arcáica de país de bosta... a C.F de 1988 manteve essa aberração, erro grosseiro, no sistema policial do Brasil...uma cobra com 2 cabeças.Claro que delegados e coroneis não querem um sistema policial legítimo,querem apenas manter suas mordomias. Cada UF deveria ter uma Força Policial unificada,interliga,salário dígno,sem militarismo idiota,PROFISSIONAL,perícia forense etc... aí sim,as coisas funcionariam...aí fica essa babacada de polícia judiciária e polícia ostensiva...que merda é essa??? Coisa de país de 3º mundinho mesmo...só no Brasil e em outras poçilgas pelo mundo. País de comédia!!!!!

Anônimo disse...

Fica essa picuinha idiota, parece maricas. O Beltrame , no concurso da PF, ficou na 900º colocação e foi nomeado, aqueles que tiveram colocações melhores não foram...como pode???? Tinha um processo no Sul a respeito disso,os candidatos entraram na justiça e o Beltrame estava indo pro Sul direto, o padrinho é forte. O Pezão não vai ser eleito e a gestão Cabral Kavendisch vai acabar. Onde tem amadorismo é assim!!

Anônimo disse...

Acordem policiais,vcs são descartáveis para o governo,e agora?Está saindo do forno a nova proposta de remuneração da pmerj-cbmerj,estão chamando de subsídio,vamos perder os triênios que são a nossa principal melhoria na medida que ficamos velhos nas corporações,o tal subsídio exclui o soldado ou cabo baleados do plano de carreira,é um crime.

Anônimo disse...

Num país de merda é assim mesmo, policiais , PROFESSORES etc... são tratados de forma vergonhosa. Num páis onde as """regras do jogo""" mudam com o jogo em andamento, só pode resultar em confusão. RDPMERJ de 1983, ou seja TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL, já que a C.F de 1988 é infinitamente superior e com avanços sociais importantes. Esse país é uma casa de kenga chefiada por sapatão, UMA ZONA TOTAL.