quinta-feira, 27 de junho de 2013

Comissão da Verdade quer mudanças nas PMs

A Comissão Nacional da Verdade, em seu relatório final, vai recomendar ao governo mudanças na estrutura das forças policiais militares dos Estados. O objetivo é torná-las menos militarizadas e mais adaptadas ao regime democrático e ao exercício da cidadania. O assunto já vinha sendo analisado internamente pela comissão. Mas ganhou destaque nos últimos dias, com os relatos de violência cometidos por policiais militares contra manifestantes que foram às ruas em diferentes partes do país. "Esse tema vai aparecer, certamente, no capítulo das recomendações finais da comissão", disse a coordenadora do grupo, a advogada Rosa Maria Cunha. Segundo ela, a adaptação de forças policiais e militares tem sido um tema constante nos debates sobre a transição de regimes autoritários para a democracia. "Outras comissões já se pronunciaram sobre democratização das forças armadas e das polícias", declarou. "Até aqui o direito de manifestação ainda se mostra como um direito superior. Os governantes estão fazendo críticas ao comportamento autoritário, hostil e até letal da polícia. Mas é importante que isso seja mantido em situações mais extremas", ponderou. O primeiro passo para a democratização das polícias militares e das Forças Armadas, segundo a advogada, é a modernização dos currículos das escolas de formação. Outra iniciativa seria ampliar o acesso dos policias a universidades públicas.

2 comentários:

Anônimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE, AS POLÍCIAS MILITARES E BOMBEIROS MILITARES, DEVEM SER CIDADÃOS, NÃO MEIO-CIDADÃO, COMO FAZ OS REGULAMENTOS INTERNOS.
NÍVEL SUPERIOR EM CIÊNCIAS HUMANAS, UM SALÁRIO DECENTE, PORQUE DINHEIRO TEM. MUDANÇAS NO REGULAMENTO, MODERNIZAR O ESTATUTO. AÍ SIM, QUEM FIZESSE "BESTEIRA", NÃO TERIA MOTIVO PARA QUESTIONAMENTOS.

Anônimo disse...

até que em fim saiu dessa coisa ai alguma solução acabem com o militarismo arcaico e desumano, ai sim sem carrascos chicoteando vamos ver quem tem lata para vender oficial na rp,choque, dando a cara para levar pancada,garrafada e tiro de fuzil, ai essa policia será a melhor do brasil tira esse maldito militarismo coloca punição pecuniaria vacilou vai ficar sem salário. é agora ou nunca!