sexta-feira, 12 de abril de 2013

Licitação para gerenciar Maracanã por 35 anos terá disputa entre 2 consórcios

Dois consórcios, um com participação da IMX, empresa do bilionário Eike Batista, e outro em que consta a Stadion Amsterdam, que gerencia a Amsterdam Arena, disputarão a licitação pela concessão do Maracanã, após tensa reunião realizada nesta quinta-feira na sede do governo fluminense.
Antes do encontro, houve protestos de organizações sociais, partidos políticos e outras entidades contrárias à privatização do Maracanã.
Disputarão o direito de administrar o estádio pelos próximos 35 anos o Consórcio Maracanã SA, formado por IMX Venues e Arenas, AEG Administração de Estádios e Odebrecht Participações e Investimentos, e o Consórcio Complexo Esportivo e Cultural do Rio, composto por OAS, Stadion Amsterdam e Lagardère Unlimited.
Ontem à noite, a desembargadora Leila Mariano, presidente do Tribunal de Justiça do Rio, determinou a suspensão da liminar que interrompia o processo de licitação do Maracanã. O pedido da paralisação havia sido solicitado pelo Ministério Público estadual.
A empresa vencedora, além de administrar o estádio e o Maracanãzinho, também será responsável por uma série de obras no entorno, a reconstrução do estádio de atletismo Célio de Barros, do parque aquático Júlio Delamare, da Escola Municipal Friedenreich e a reforma da antiga sede do Museu do Índio.
O governo estadual ainda não anunciou a data em que será divulgado o consórcio vencedor da licitação do estádio, que será palco da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Nenhum comentário: