terça-feira, 2 de agosto de 2011

“Se bonde chegar, toma”, diz PM sobre medo de invasão de bandidos


A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro comprou cerca de mil carabinas para serem distribuídas aos policiais que trabalham nas novas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Entretanto, as armas apresentaram defeito.

Enquanto esse armamento não vai para a tropa, os policiais trabalham com pistolas e armas não letais. Policiais reclamam que as armas fornecidas a eles são velhas e dizem se sentir inseguros, porque os criminosos usam fuzis e granadas.

Policiais que trabalham em UPPs instaladas no último ano também reclamam da falta de estrutura, como banheiros, refeitórios, uniformes e coletes à prova de balas adequados.

As carabinas compradas pela PM foram devolvidas ao fornecedor e, depois, retornaram à corporação. Atualmente, elas estão em fase de testes para avaliar se têm 100% de condições de serem usadas sem risco para o policial e para a população. Elas serão distribuídas aos policiais somente quando tiverem condições de uso, segundo a assessoria de comunicação das UPPs.

Esse tipo de armamento foi escolhido pela PM porque os fuzis são inadequados para locais de grandes aglomerações, como é o caso das favelas. No entanto, a corporação afirma que há fuzis no policiamento das UPPs, que são distribuídos de acordo com o planejamento operacional e avaliação do território.

No morro dos Prazeres, segundo disse um policial ao R7, são 160 PMs e há somente seis fuzis para a tropa.

Apesar de a PM afirmar que nunca houve tentativa de invasão por parte de criminoso a nenhuma das 17 UPPs, o ataque a policiais da UPP do morro da Coroa (zona norte), no dia 25 de junho, assustou quem atua nessas unidades – um PM perdeu a perna . O R7 ouviu policiais que trabalham nessa comunidade.

Se chegar o bonde (grupo de criminosos), vai tomar (a comunidade com UPP). Não é medo, mas fico apreensivo. No dia em que aquele policial perdeu a perna, tinham seis caras armados e com granadas. Eles iam jogar várias delas em cima de todos os policiais.

Insatisfação

Para o coronel Paulo César Amêndola, especialista em segurança pública e um dos fundadores do Bope (Batalhão de Operações Especiais), muitos agentes têm trabalhado insatisfeitos, porque não entraram na PM para atuar em comunidades pacificadas.

- O Estado determinou que todos os PMs que estivessem se formando no ano passado fossem trabalhar nas comunidades pacificadas. Muitos não se adequam ao perfil do trabalho, que é diferente do que é realizado nas ruas. Eles são treinados a dialogar com o morador. Lá, eles têm de lidar com situações irregulares e com pessoas que conquistaram aquele território de forma ilegal.

Para José Augusto Rodrigues, mestre em ciência política e professor da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), a instalação das UPPs foi uma “batalha vencida” pelo Estado, mas ainda é o começo.

- Imagino que, com o tempo, as condições de trabalho vão melhorando. É evidente que, em alguns casos, as UPPs foram instaladas de forma improvisada.

R7

8 comentários:

Anônimo disse...

Acho que esse tipo de informação, não pode chegar ao conhecimento público.

Nesse ponto, acho que o conteúdo das denúncias tem que ser filtrado, para não estarmos passando informações sigilosas e que comprometam a segurança dos policiais aos inimigos!

Anônimo disse...

Policial que tem vergonha é aquele que luta por melhores salários e não aquele que se esconde atrás de bicos ou de arregos.

Acho mesmo que quem tem vergonha na cara é o Bombeiro, esse sim possui vergonha na cara, peito e sangue para brigar. O resto é tudo PAPO FURADO!!

Somente o BM é quem realmente merecia melhores salários, pois foi o único disposto a lutar, aliás, ainda está lutando sozinho, enquanto outras corporações, infelizmente, sem qualquer vergonha na cara e sem nenhuma expressão, vêm só na ABA!

Anônimo disse...

Estado vai aperfeiçoar a formação de policiais, com novos currículos e professores
MARAVILHA!
Agora fiquei animado!!
Finalmente chegamos à SOLUÇÃO DEFINITIVA!!!

É justamente disto que estamos precisando; mais HORAS AULA, ministradas por psicólogos, sociólogos, antropólogos…
Assim evitamos que a CRISE MUNDIAL do desemprego chegue até nosso estado.
Muito EMPREGO para essa gente que está por aí sem nenhuma projeção e que busca HOLOFOTES à custa da miséria das polícias.

Nós, POLICIAIS CIVIS e MILITARES que amamos nossa profissão, nos sentimos muito “motivados” em saber que o PROBLEMA da segurança pública é apenas oriundo da nossa IGNORÂNCIA.

CONTINUA

Anônimo disse...

Certamente os “çábios” do FEBEA-SEG - Festival da Besteira que Assola a Segurança (Parafraseando nosso saudoso Stanislaw Ponte Preta) tem a resposta certa para os nossos problemas.

Afinal…
Foram eles que alhures nos brindaram com o “saudoso” DIRIGÍVEL!

Foram eles que nos empurraram o Sistema Guardião da DIGITRO, empresa que em sua origem tem o DNA de um ou outro órgão Federal e seus agentes.

Foram eles que chegaram à brilhante conclusão de que POLICIAL não precisa COMER BEM e por isso nos pagam a FANTÁSTICA quantia de R$ 8,00 (oito reais) de alimentação diária.

Será que alguém pode me dizer aí o que se compra com toda essa fortuna?
Talvez uma coxinha e um suco no pé sujo da esquina, mas só em UMA refeição, porque se for tomar um cafezinho e lanchar depois desse almoço frugal o “tira” vai ter de meter a mão no bolso.

Certamente que o PROBLEMA está na má formação do policial, pois é sabido que TODOS NÓS (Policiais Civis e Militares) compramos nossos diplomas, porque é impossível que um POLICIAL tenha feito faculdade pra valer.

Todos sabemos que POLICIAL não pensa, não sente, não veste, não fica doente, não usa transporte público, não coloca gasolina em seu carro (Epaaaaaa!!! Como assim? Policial tem carro? Como? Tem de investigar a origem desse carro, heim!? Muito suspeito isso…), não paga aluguel, não compra livros para os filhos, não paga escola, uniforme ou mesmo papel higiênico para sua família.

Todos os “çábios” da segurança pública, reunidos em seus gabinetes refrigerados já descobriram a solução.

Vamos FORMAR MELHOR nossos policiais para que eles possam ARGUMENTAR antes de ATIRAR, porque o PROBLEMA DA VIOLÊNCIA, da CORRUPÇÃO e da IMPUNIDADE está justamente ligado à violência policial.

Afinal, é sabido por todos e ensinado nos bancos das IES (Pra quem ainda não sabe é assim que chamam as Universidades e Faculdades agora, tá? São Instituições de Ensino Superior.) que policial NÃO PENSA.

E vamos comprar mais VIATURAS, quer dizer, comprar não, porque assim não dá pra superfaturar a manutenção da frota, certo?
Vamos fazer um contrato com empresas para poder gastar TRÊS VEZES mais do que o necessário, certo?

CONTINUA

Anônimo disse...

Vamos também colocar GPS nos rádios dos policiais para que eles possam ser LOCALIZADOS, porque é sabido que TODO POLICIAL nunca está onde deveria e se ESTÁ EM ALGUM lugar, com certeza está tramando alguma.
Mas quanto a essa medida fiquei meio confuso…
Uma vez que eu NUNCA RECEBI nenhum rádio individual da POLÍCIA para trabalhar e uso meu aparelho Nextel comprado em muiiiitttassssss prestações com o meu suado dinheirinho (Que é pouco, estão ouvindo…) para me comunicar, será que vão querer colocar GPS no meu rádio?
Poxa, fiquei animado, será que vão AJUDAR no pagamento da minha conta?
Cara, se for assim pode colocar GPS até no meu distintivo que eu não dou a mínima.

Mas… Fugi um pouco do assunto. foi mal, me empolguei!
Vamos também colocar câmeras nas viaturas, porque afinal de contas viaturas policiais são lugares perigosíssimos que carecem de ser diuturnamente monitoradas.

Agora sim…
Com estas providências a coisa vai melhorar!

Agora, só uma perguntinha…
Para quanto vai o nosso vencimento mesmo?
Hummmmmm…
Será que esses “çábios” todos, reunidos para promover tantos estudos, pesquisas e projetos não poderia fazer aí um PEQUENO ENSAIO sobre o percentual de CORRUPÇÃO POLICIAL em instituições BEM PAGAS, como no caso das polícias do Distrito Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal?
Será que a exigência de NÍVEL SUPERIOR para a PM, PCDF, PRF e PF, lastreada por vencimentos dignos, plano de carreira, auxílio alimentação, auxílio condução, diárias quando em serviço. não seriam parâmetros interessantes a serem pesquisados?

Hummmmm…
Cada dia mais eu me sinto entrando pela toca do Coelho Banco, enquanto Alice continua a tomar seu chazinho com o Chapeleiro Louco.
Enquanto isso a Rainha de Copas continua à busca de cabeças para cortar, mas desde de que não sejam CABEÇAS COROADAS, é claro!!!

———-
PS.:
É lógico que TODOS nós, Policiais Civis e Militares DEFENDEMOS a especialização de nossos quadros e o investimento no aparato tecnológico em apoio às nossas atividades.

E, diga-se, não temos medo de investigações de quem quer que seja, porque buscamos atuar dentro dos limites legais, impostos pelo nosso Ordenamento Jurídico.

O que NÃO ACEITAMOS é que os problemas oriundos da FALTA INVESTIMENTO NO ELEMENTO HUMANO, sejam mascarados com o falacioso discurso de que somos todos BANDIDOS travestidos de Agentes da Lei, carecendo de sermos INVESTIGADOS “a priori” pelo simples fato de sermos POLICIAIS.

Em nome dos MILHARES de homens e mulheres que arriscam suas vidas DIUTURNAMENTE neste estado é que nos dispomos a trazer mais LUZ sobre este debate, solicitando uma COMPARAÇÃO estatística, um estudo científico legítimo e honesto para os efeitos da REMUNERAÇÃO DIGNA, do APOIO INSTITUCIONAL e da INFRAESTRUTURA SOCIAL sobre os quadros policiais no que tange aos altos índices de corrupção e infiltração do serviço público pelas máfias e quadrilhas.

Porém advertimos…
O resultado PODE CAUSAR ÚLCERA DE ESTÔMAGO nos gestores da Segurança Pública e no Executivo Estadual.
Ave, Cézar!
Nós que estamos morrendo o saudamos!!
INSPETOR FIGUEIREDO

http://grupopcerj.tumblr.com

Anônimo disse...

Na Pedreira e no Quitanda em Costa Barros, os bandidos desfilam na frente dos policiais que estão baseados ao longo da Estrada de Botafogo, neste fim de semana teve até queima de fogos em comemoração ao aniversário de um vagabundo chamado cristiano e de apelido puma, é uma vergonha em frente ao caveirão,e a boca de fumo funcionando normalmente. um escárnio com a população de bem o uso de drogas é ostensivo e à vontade, que ódio desse desgovernador e de toda essa sujeira.

Anônimo disse...

'Acho que esse tipo de informação, não pode chegar ao conhecimento público.

Nesse ponto, acho que o conteúdo das denúncias tem que ser filtrado, para não estarmos passando informações sigilosas e que comprometam a segurança dos policiais aos inimigos!'

Camarada os inimigos já são municiado dessas informaçoes pelos moradores, oq os impede de tomar de volta o morro é saber q não poderiam mante-lo, a PM nao permitiria.

Anônimo disse...

DEIXA DE SER OTÁRIO, RECRUTA!
SE NÃO TEM COLETE, NÃO TRABALHA! SE VC FOR BALEADO SEM COLETE NÃO TEM DIREITO A SEGURO E SE MORRER VAI DEIXAR A SUA FAMÍLIA NA M...
SE A FARDA NÃO ESTÁ EM CONDIÇÕES, PARTICIPA(EM 2 VIAS, 1 FICA COM VC PROTOCOLADA PELA SARGENTEAÇÃO) E NÃO VAI PARA SERVIÇO EXTERNO. SE PASSAR UMA SUPERVISÃO E TE VER MULAMBENTO, VAI TE CANETAR.
SE FICAREM DE SACANEGEM, LARGA O SERVIÇO E SAIA ANDANDO. A NÃO SER QUE VC TENHA MEDO DE PALMADA NA BUNDA.
OS SUPERIORES CONTROLAM A TROPA NA BASE DA SUGESTÃO E AMEAÇA. NÃO CAIAM NESSA, LEIAM O RDPM E O APLIQUEM NO DIA-A-DIA.
O MÁXIMO QUE PODE ACONTECER É VC LEVAR UM BICO. E COMO NÃO TEM LUGAR PIOR QUE UPP, ATÉ QUE UM BICO VIRIA A CALHAR.