quinta-feira, 2 de abril de 2009

FRAUDES NAS URNAS ELETRÔNICAS

Fraude no BBB?
Já que nosso site aborda as fraudes no processo eletrônico de votação, nada mais pertinente do que discutir a votação do reality show Big Brother Brasil, o chamado BBB. No último domingo, dia 29 de março de 2009, ao anunciar que a competidora Josiane estava fora da casa do BBB9, Pedro Bial cobriu de névoa o resultado que a Globo oferecia ao público.

Isso aconteceu porque a maioria das enquetes online, que viraram parâmetro das disputas nos paredões do reality show, apresentavam a competidora Ana Carolina como a escolhida para sair da cada.

Sobre o assunto, Cecilia Minner, Leandro Souto Maior e Paulo Ricardo Moreira, jornalistas do Jornal do Brasil, publicaram a reportagem Globo não revela a fórmula de votação do BBB, dia 30 de março de 2009.

Em um universo de 1 milhão de votos, a enquete do site UOL apresentava Ana Carolina com 53,65% dos votos, enquanto que Josiane só já tinha recebido 46,35%. A distância entre o resultado do UOL e o divulgado pela Globo pôs a eleição em suspeita. Na internet correm acusações de que a saída de Ana Carolina determinaria a queda no Ibope na reta final, já que não haveria mais conflito na casa.

Segundo Marcelo Negromonte, editor de entretenimento do UOL, o site tem um sistema de segurança que faz com que cada máquina só possa votar uma única vez para evitar fraudes do tipo robôs que geram votos automaticamente. Durante as votações da 9a. edição do BBB, 80% dos resultados percentuais dos paredões coincidiram com o previsto pelas enquetes do UOL.

Na Globo, ninguém sabe, ninguém viu. Não são claros os critérios de votação. Em comunicado ao Jornal do Brasil, a emissora não quis comentar a diferença entre a votação final do programa e as enquetes feitas por outros sites, que indicavam a saída de Ana Carolina. No BBB, são contabilizados os votos que chegam por telefone, SMS (torpedo pelo celular) e pela internet (no site oficial do programa, onde os internautas podem votar quantas vezes quiserem). A Globo não revela a fórmula matemática utilizada para chegar aos números finais – um dos segredos mais bem guardados do programa. Confirma apenas que os votos têm pesos diferentes, de acordo com cada plataforma, e são auditados. Mas também não diz por quem.

Os paredões de um reality show deveriam estar longe de alguma semelhança com o processo eletrônico de votação no nosso país. Comparar um programa de televisão com a democracia brasileira deveria ser uma missão quase impossível. Entretanto, não é bem assim que acontece. Analisando os dois eventos é possível encontrar alguns pontos semelhantes:

a) as pesquisas eleitorais realizadas durante as Eleições Municipais de 2008 divergiram – e muito – dos resultados obtidos nas urnas. Em alguns casos, a totalização do TSE simplesmente inverteu o placar das pesquisas de opinião.

b) As Eleições Municipais de 2008 também tiveram o acompanhamento de uma empresa de auditoria externa. Entretanto, os partidos políticos não tiveram acesso ao inteiro teor dos relatórios.

c) Ainda existe bastante mistério sobre os segredos dos softwares utilizados pelo administrador eleitoral, no caso o TSE. Apesar de disponibilizar os códigos-fonte para consulta e verificação dos partidos, estes sofrem modificações constantes até a Cerimônia de Lacração, impossibilitando aos partidos uma auditoria eficaz.

A principal diferença entre os dois processos de votação fica na dimensão da possível fraude. Enquanto que no BBB apenas um concorrente é supostamente prejudicado, nas eleições brasileiras o impacto de uma possível fragilidade no sistema de votação é bem maior. Estamos lidando com um problema que possui a capacidade de desestruturar toda uma nação.

http://www.fraudeurnaseletronicas.com.br/2009/04/fraude-no-bbb.html

4 comentários:

Anônimo disse...

ISSO É UMA VERDADE,VARIOS JORNAIS APONTAVAM ANA COMO PERDEDORA E JOSIANE COMO VENCEDORA,ESSA GLOBO PENSA QUE NOS ENGANA!!!!!!

Anônimo disse...

O ESTADO VAI GASTAR 13 MILHÕES COM OS LANCHINHOS DOS PRESOS,ISSO PORQUE ALÉM DE SUAS REFEIÇÕES NORMAIS O LANCHINHO DA NOITE POSSUI:QUEIJO CREMOSO,BEBIDA LACTEA,BOLINHO,DANONE E ETC,ENQUANTO ISSO NOS QUARTEIS COMEMOS BOSTA NOS RANCHOS!!!!!!!!!!

Fraude Urnas Eletrônicas disse...

Olá Coturno,
Já tínhamos reparado que você acompanha nosso trabalho. Tanto que já está na linha de produção um artigo de agradecimento aos nossos principais parceiros. Não podemos deixar vocês de fora! Sinta-se a vontade para republicar e comentar.

Anônimo disse...

FAZ SENTIDO!