quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Batman foge do presídio Pedrolino Werling de Oliveira - Bangu 8.


Diretor de Bangu 8 é exonarado após fuga do Batman
Luiz Henrique Burgos, foi exonerado nesta terça-feira, após a fuga do ex-policial militar Ricardo Teixeira Cruz. Conhecido como Batman, ele é acusado de fazer parte da milícia Liga da Justiça. O tentente-coronel da reserva Reginaldo Alves de Pinho é o novo diretor de Bangu 8.
O secretário de Administração Penitenciária, coronel Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, afirmou que houve corrupção por parte de funcionários do sistema penitenciário, o que permitiu a fuga de Ricardo Teixeira Cruz, o Batman. "Não houve falha, houve corrupção. O sistema de filmagem funcionou. Não há como evitar alguém que tenha a chave do cadeado e abra a cadeia indevidamente. Ele (Batman) não pulou muro, não cerrou grade, ele não usou de nenhum artifício. Ele usou de profissionais realmente corruptos. Se tiver corrupção, não há tecnologia que funcione", explicou o secretário.
O resgate de Batman durou 12 minutos: os criminosos entraram na unidade às 7h35 e saíram às 7h52.


DEPUTADO MARCELO FREIXO COBRA DAS AUTORIDADES EXPLICAÇÃO SOBRE FUGA DE BATMAN

Em discurso na tarde desta terça-feira (28/10), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação das milícias no estado, deputado Marcelo Freixo (PSol), cobrou das autoridades estaduais uma resposta para a fuga do ex-policial militar Ricardo Teixeira Cruz, apelidado Batman, e ligado a um grupo de milicianos denominado Liga da Justiça. Batman fugiu na noite desta segunda-feira (27/10) do presídio Bangu 8, na zona Oeste da cidade. “Na próxima sexta-feira (31/10), receberemos o secretário César Monteiro de Carvalho para uma audiência pública das Comissões de Segurança e de Direitos Humanos da Casa. O objetivo era cobrar explicações sobre o assassinato do ex-diretor de Bangu 3, mas certamente este assunto também será abordado”, disse ele, referindo-se ao secretário de Administração Penitenciária. Freixo também é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj.
De acordo com informações divulgadas pela polícia, Ricardo Batman teria saído em um carro branco semelhante aos carros oficiais, acompanhado de homens de preto. “Esta Casa precisa tomar uma providência e pedir que o Governo se manifeste sobre a questionável segurança máxima deste presídio”, criticou o parlamentar, alertando para o risco oferecido pela liberdade do miliciano, que foi preso no dia 27 de agosto, junto a outros comparsas, em Araruama, região dos Lagos, sob acusação de ter praticado o atentado contra o sargento Francisco César Silva Oliveira, do 25º BPM (Cabo Frio). “Este homem solto oferece enorme risco a todos nós”, acentuou Freixo.

http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=27134