sexta-feira, 30 de maio de 2008

UNIRIO, UERJ e UFRJ agitaram as ruas do Rio!

Uma manifestação simultânea de estudantes das faculdades de medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Hoje pela manhã, cerca de 500 manifestantes, entre estudantes e professores da UFRJ e ainda médicos do Hospital Universitário do Fundão, fecharam a pista da linha vermelha sentido Baixada Fluminense.
A mobilização é para exigir que os governos federal, estadual e municipal tomem medidas para resolver a crise do Hospital Universitário do Fundão.
O Batalhão de Choque da Polícia Militar tentou negociar com os manifestantes, mas eles não concordaram e invadiram a via, sentando no chão, na frente dos carros. Os policiais então soltaram duas bombas de gás lacrimogêneo. O protesto continuou por mais alguns minutos, mas depois os organizadores decidiram liberar o trânsito, que ficou congestionado nos dois sentidos. Alguns estudantes ficaram feridos levemente.
O hospital não tem orçamento próprio e vive da prestação de serviços ao SUS. Atualmente, os pagamentos de todos os insumos são feitos em valores de 2008, mas o Hospital recebe por tabela pactuada em 2004 e a dívida gira em torno de R$ 10 milhões.

Outro protesto
Já os alunos da UNIRIO iniciaram a caminhada em frente ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (Rua Mariz e Barros) até a Avenida Maracanã, local de encontro com os alunos da UERJ. Juntos, eles iniciaram uma nova caminhada a partir do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Rua 28 de Setembro), onde fazem manifestação em protesto às precárias condições de ensino e ao sucateamento dos hospitais universitários.


Se preprara Governador, pois só está começando!